Quem sou eu

Igrapiúna, Bahia, Brazil
A Escola Municipal Rural de Igrapiúna foi fundada no ano de 1954, no período o Presidente do Brasil era Getúlio Dorneles Vargas, o governador da Bahia era Luís Régis Pacheco Pereira, sendo que este, segundo relatos orais, esteve presente na inauguração da escola. Na época Igrapiúna era distrito do município de Camamu. O Nome Escola Rural, nos dias atuais, pode parecer estranho, pois a escola se encontra na zona urbana do município, mas 1954 o local fazia parte da zona rural desta cidade.

Areas da escola

Areas da escola

domingo, 19 de setembro de 2010

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

  A maior parte dos nossos alunos habita em casas próprias, tais casas contam com uma estrutura simples, geralmente dois quartos, uma sala, um banheiro, uma cozinha e um quintal (usado como área de serviço). Há, porém, alunos que moram em casas alugadas e outros alunos que moram em habitações de condições precárias, como casas de taipa. Em tais casas não se conta com alga encanada, nem com rede de esgoto.
  A renda da maior parte da população gira em torno de menos de um salário mínimo por família. No entanto a casos em que a renda é entre um e dois salários mínimos. Não é raro crianças filhas de pais desempregados que contam apenas com os programas assistenciais do governo para prover o sustento da família. É importante frisar que pais que contam com uma melhor condição econômica tendem a matricular seus filhos em escolas da rede de ensino privada existentes na cidade de Itúbera, cidade vizinha do nosso município, tal comportamento deriva da crença de que o ensino da rede privada é melhor que o ensino da rede pública.
  O comércio local ainda necessita de maior estímulo, não sendo raros os casos em que a população se dirige a cidades vizinhas para aquisição de diversos produtos, tais como roupas e eletrodomésticos. Porém, é importante notar que o comércio tem obtido significativos avanços, principalmente com em relação à venda de produtos perecíveis.
  Em termos de infra-estrutura temos ruas, na sua maioria calçadas, de iluminação pública razoável, além de dispormos de água potável em quase todas as casas. Não temos uma rede de tratamento de esgoto, sendo que o serviço de esgoto não é disponível para toda comunidade.
  A migração tardia da população da zona rural para zona urbana que tem acontecido de maneira acelerada nos últimos anos gera problemas no que concerne a infra-estrutura, surgindo ruas de natureza improvisada e em locais inadequados. Tal fato dificulta a efetivação de uma melhor infra-estrutura dessas ruas. Os terrenos próximos ao centro do município têm sofrido uma supervalorização, isso dificulta o seu acesso e a sua desapropriação, prejudicando a sua quisição, sobretudo pela parcela mais pobre da população. Essa parcela tende a ser marginalizada a alguns bairros específicos do nosso município, são nesses bairros “marginalizados” que se encontram a maior parcela dos nossos alunos.
  O transporte no nosso município, no que se refere a BA-01 é feito por ônibus de diversas empresas e por vias alternativas (como topiques e vans). O transporte para zona rural é feito, geralmente por ônibus escolares no que concerne ao transporte de alunos e por pau-de-arara, no que se refere ao transporte realizado pela população em geral. Não é comum, embora tal número tenha crescido consideravelmente, o transporte realizado por veículos automotores próprios.
  O nosso município tem um baixo índice de criminalidade, sendo mais comum a existência de pequenos furtos e sendo raríssima a existência de homicídio. No entanto, nós não dispomos de um aparato policial que ampare suficiente o cidadão. Enfrentamos problemas no que se refere, por exemplo, a queixas de crimes. Um problema que temos enfrentado no nosso município é o crescente aumento do número de usuários de substâncias entorpecentes, tendo as autoridades públicas pouco feitas em relação a isso.
  No que tange ao acesso a saúde, contamos com um hospital que, no entanto, tem a maioria de seus recursos inertes. Ou seja, temos um hospital que funciona como um posto de saúde. É possível notar uma melhora das condições de oferecimento de serviços de saúde na zona rural e em localidades do município.      Tal melhora advém do funcionamento de diversos postos de saúde nesses locais.
  No que dizer respeito à educação, temos escolas em diversas localidades no município, o que facilita o acesso. Temos também um número de vagas superior ao número da demanda. Embora isso ocorra, nem todos os alunos concluem o ensino médio e são raríssimos os casos de inserção do aluno no ensino superior.   Não contamos no nosso município com qualquer rede de ensino de ensino superior porem em nossa região e cidades vizinhas têm que é onde freqüentamos. Também não contamos com incentivos públicos efetivos no que tange a introdução de alunos no meio universitário. Poucos dos nossos alunos fazem o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os resultados obtidos nesse exame deixam muito a desejar.
  Não existe no nosso município uma cultura de incentivo ao aprendizado. Os pais quase sempre, não incentivam seus filhos a leitura. É necessário que haja uma mudança de paradigma, fazendo com que a sociedade como um todo entenda a importância que a educação exerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário