Quem sou eu

Igrapiúna, Bahia, Brazil
A Escola Municipal Rural de Igrapiúna foi fundada no ano de 1954, no período o Presidente do Brasil era Getúlio Dorneles Vargas, o governador da Bahia era Luís Régis Pacheco Pereira, sendo que este, segundo relatos orais, esteve presente na inauguração da escola. Na época Igrapiúna era distrito do município de Camamu. O Nome Escola Rural, nos dias atuais, pode parecer estranho, pois a escola se encontra na zona urbana do município, mas 1954 o local fazia parte da zona rural desta cidade.

Areas da escola

Areas da escola

domingo, 19 de setembro de 2010

PERFIL DOS ESTUDANTES

 Os estudantes da nossa escola têm entorno de 4 ( quatro) a 6 (seis) anos. São oriundos, na sua maioria, da classe baixa. A maior parte dos pais ganha menos de um salário mínimo, sendo que alguns só têm como único sustento os programas assistenciais do governo. Federal
  A estrutura familiar, geralmente é formada por pais que convivem em união estável. Não sendo raro, no entanto, casos em que a mãe cria o filho sem o menor auxiliam do pai.
  As crianças não trazem grandes expectativas de futuro, Poderíamos explicar tal acontecimento como algo decorrente das condições de seus pais, pois é esses o “primeiro espelho” da criança.
  Em relação à disciplina encontramos alguns problemas no que se refere ao comportamento, à linguagem, ao convívio grupal e à obediência a determinados pedidos. Em relação ao comportamento existem alunos inquietos, agressivos e que não conseguem focar sua atenção a um determinado assunto ou objeto. Os docentes encontram sérias dificuldades no que tange a tratos com esses alunos (alunos inquietos), se revelando uma árdua tarefa conseguir uma metodologia de ensino que resulte em bons resultados. No que se refere a linguagem, percebemos que alguns alunos usam palavras de baixo calão, sendo essa uma preocupação nossa, pois a criança nessa fase assimila comportamentos externos, sendo assim, se ela usa termos impróprios, isso significa que ela ouviu esses termos em algum lugar, o que deveria ser evitado.
 Geralmente os alunos não apresentam princípios religiosos, sendo muitos filhos de católicos não praticantes.   Mas tem crescido o número de filhos de evangélicos na nossa escola. Em relação a crianças filhas de pais evangélicos é possível notar um melhor comportamento, o que deve decorrer de uma disciplina mais rígida que os pais a impõem.
 É quase unânime a ausência de pratica de esportes. Os meninos, até por uma questão cultural tem preferência por jogar futebol, mas devemos entender que ainda é precária a estrutura existente para prática de esportes dentro da nossa escola e dentro do nosso município.
 São reduzidas as possibilidades de prática de lazer e cultura, ficando os alunos restritos a brincadeiras nas praças existentes dentro do município. Em relação a praticas de caráter cultural, não existe no município um circo, um teatro, um cinema ou algo que possibilite essa pratica. Dentro da sala de aula usamos DVDs de caráter educativo. Tal uso visa através de uma forma lúdica melhorar a qualidade de ensino e possibilitar a inclusão desses alunos no meio cultural.
 Os alunos enfrentam sérias dificuldades no que tange ao processo de alfabetização, bem como ao trato com os números. O professor encontra por vezes sérios problemas no que se refere a características pontuais de cada aluno, isso ocorre por dificuldades de tempo para trabalhar esses problemas pontuais. Outra questão enfrentada por professores é a violência de certos alunos que agridem verbalmente e fisicamente colegas, sendo que esses discentes não seguem qualquer tipo de comando/orientação. Existem alunos que não conseguem acompanhar o desenvolvimento dos assuntos, sendo que nesses casos temos configurado um verdadeiro contratempo para o professor, pois esse não pode deixar de avançar com os assuntos, nem pode deixar esse aluno para trás até mesmo porque estes mesmos alunos enfrentam a escassez de carinho familiar, uma má alimentação, falta de cuidados com a saúde e higiene que é de fundamental importância para vida de uma criança.
 Por fim, outro aspecto digno de nota é a ausência de participação da família como um todo no processo educacional desses alunos. Pois tal ausência não pode ser suprida pelos professores. Na realidade, se faz urgente um processo de conscientização da família no que se refere ao ensino. É freqüente, por exemplo, ouvirmos reclamações de pais inconformados com a ausência de aprendizado, ou com o mau comportamento de seus filhos. O que não é freqüente percebermos iniciativas no sentido de colaborar no processo de aprendizado dos filhos. Infelizmente essa é uma dura realidade com qual nos deparamos todos os dias.

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